Marketing 3.0


Marketing, com a sua ferramenta de publicidade,  está caminhando para vários rumos. Tem um que não gosto, aquele de um consumo sem reflexão e sem pensar no longo prazo. Outro caminho, esse me apaixona, è o marketing 3.0, que  Kotler apresenta em um livro. O marketing que olha nos valores do homem.
Por isso, vale a pena estudar marketing e publicidade, como estou fazendo aqui no Acre. Não estou interessado em produzir comunicação que inventa necessidades falsas, que tem por objetivo formar pessoas infelizes, onde a “solução” da felicidade esta nos produtos que eles vendem: conceitos de marketing 1.0. Com essa tabela è mais facil intender as diferencas:

Captura de Tela 2013-04-21 às 23.56.37

Em esse caminho, aprofundo ferramentas como:

Endomarketing

Marketing voltado para a satisfação do público interno da empresa. O futuro das empresas não estar na competitividade interna, mas na comunicação, destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na empresa, como um fator de motivação e participação.


Marketing cultural

Permite um grande retorno de mídia espontânea, que pode superar em até 10 vezes o valor de uma campanha de mídia tradicional. Na foto, um show infantil do Itau Cultural.


Estética e estória da arte

Estudar estética e arte pode ajudar a ter uma sensibilidade para não ser banal com a mensagem.

Ao lado, um anuncio que usa a composição do famoso “Beijo” do pintor Gustav Klimt.

Marketing social

O marketing social tem como objetivo principal atenuar problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, direitos e nutrição.

Na foto, um exemplo de campanha de marketing social, contra a tortura.

 

 

 


Audiovisual 2.0

Estou trabalhando em essa área e quero aprofundar ainda mais, com estratégias de distribuição e comparticipação na internet.
Ao lado, um exercício de produção audiovisual, um VT realizado em equipe, com colegas do curso.


Humanidade

Para uma boa comunicação com o homem, é preciso conhecer-lo. E por isso, considero importante estudar Aristoteles, Kant, Freud e outros pensadores modernos. Saber as necessidades do ser humano, sua preocupações, seus valores. E’ o marketing 3.0.

Deixe um comentário