Amianto: no Acre se usa, na Itália se condena a 16 anos de prisão


Grande vitoria: na Italia 16 anos de prisão para os donos da Eternit.

Aqui a noticia em Italiano, no maior jornal nacional . No Brasil procurar a noticia é um pouco mais difícil, mas tem aqui (ansalatinaa.com.br).
Entretanto no Acre se continua uso do amianto Eternit sem saber que é cancerígeno. Quantos trabalhadores ou gerentes de grandes lojas Acreanas de construção civil, como Agroboi ou Barriga Verde, sabem que para trabalhar com amianto precisa especificas medidas de segurança? As prefeituras poderiam também banir uso do amianto, nas construções civil. Seria um bom avanço.

Eu falei disso anos atras na Biblioteca da Floresta em Rio Branco. A biblioteca publicou uma matéria  “italiano alerta contra uso de amianto” no seu site (que agora não tem mais). Depois nenhum jornalista acreano se interessou em aprofundar, em fazer uma matéria. Não tenho noticias disso.

Foi em São Paulo, convidado da Fernanda Giannasi na conferenca do mesotelioma (doença/câncer nos pulmões dos trabalhadores do amianto). Professores e cientistas de nível mundial falaram a respeito. Muito interessante. Aqui um breve vídeo que produzi em aquele evento, do 2008. Boa visão.

No april 2012, escrevii ao Ministério Publico do Trabalho do Acre, para promover conscientização no uso do amianto com segurança aqui no Acre. Mas até hoje (outubro 2012), nenhum retorno…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s