Cientistas e artistas no marketing


Nos EUA, um pai ficou indignado ao encontrar, na sua caixa de correio, cupons de desconto para roupas de bebê enviados por uma cadeia de varejo em nome de sua filha menor de idade. Acusou a loja de tentar induzir a garota a ser mãe precocemente. Mas, após confrontar a adolescente, descobriu que a filha já estava grávida. Só ele não sabia.

Os estatísticos da loja de departamentos Target não tiveram acesso a nenhum teste de gravidez. Apenas inferiram que aquela consumidora iria dar à luz cruzando informações de compras: a mudança no seu padrão de consumo era consistente com o de outras grávidas. Foram tão precisos quanto um exame de ultrassom.

Essa historia para destacar a importância do “meio-campo” das agencias de publicidade, o departamento de planejamento. Como no football, eu acredito que um time que tem o melhor meio campo ganha no longo prazo, assim no marketing e na publicidade, a agencia/empresa que tem um ótimo departamento de planejamento ganha.

Os artistas são muito importantes, com a criação eles fazem emocionar o publico, como o atacante quando faz um gol. Acho por isso o departamento de criação è  a área mais desejada nas agencias. Mas sem cientistas atras, sem departamento de planejamento, que faz pesquisa, analisa, interpreta e a final indica e antecipa como crescer, vamos pouco longe.

O Guru do marketing Seth Godin diz que marketing precisa do cientista e do artista, em igual mesura. Eu não concordo: acho que o marketing precisa um pouco mais de cientistas. A final “cientista” com visão constrói o jogo da equipe, o branding de uma marca, para uma fidelidade ao longo prazo dos clientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s