Oficina de animação cria “Bem-vinda ao Acre”


Com duração de 2 semanas, participei a oficina de animação na Usina de Arte, Rio Branco.

No primeiro dia, os participantes eram bastantes. Logo fizemos experiência pratica, desenhando pequenas animações para ver como funciona uma instrumento que se chama “zootropico”. Quem conhece a historia de cinema viu as fotos desse instrumento, provavelmente com animação de um cavalo correndo. Eu teve sorte de ver-lo a primeira vez “ao vivo”, no museu de cinema em Paris.
Nesse link se pode conferir as fotos desse primeiro dia na Usina da Arte. No final tem também as fotos de uma caixa redonda e preta, rodando: o zootropico.

Dias depois, cada um de nos praticou um pouco de sombra chinesas e de trilha sonora.
O que faz um curso interessante, acho è mais o professor que a matéria em si: em esse sentido, nos temos sorte, porque Mauricio Squarisi (animação), Wilson Lazaretti (sombra chinesas) e Anselmo Carvalho (trilha sonora) são 3 pessoas que gostam de que estão fazendo, partilhando de forma clara e com paciência as técnicas da animação.

Na segunda semana, a turma se dividiu em pequenos grupos. Cada grupo criou um roteiro simples, organizou tudo em um storyboard e a final foram realizados todos os desenhos da animação. A foto testemunha a nossa pequena mas empolgada equipe, no desenhar as animações de “Bem-vinda ao Acre”, usando a mesa de luz.

Mauricio escaniu os desenhos, colocou em layers e editou no computador, usando o programa de animação 2D Axa e finalizando com Adobe Premiere.
Achei Axa um programa muito bom mas com um arquitetura um pouco velha. Em casa eu estou experimentando um outro que se chama Pencil, que pode ser usado no Mac, Windows e Linux.

Sábado 16 junho apresentamos, junto aos outros participantes da oficina, o nosso “Bem-vinda ao Acre”, uma historia de 2 minutos que fala de algumas lendas da região, como o boto, o golfinho do rio famoso porque capaz de se-transformar em homem para engravidar as mulheres…

A equipe da trilha fiz um bom acompanhamento da historia que nos deixou a final orgulhosos, alem da falta na edição de pequenos acabamentos (algum cores e cenarios de fundo). Mas isso fica como incentivo pra melhorar no futuro.

Pode conferir no video em baixo. Boa visão!

Um comentário sobre “Oficina de animação cria “Bem-vinda ao Acre”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s