Dia da criança, dia do marketing


Eu não me sinto muito em festa quando percebo que essa mesma é criação do commercio, sem uma raiz histórica.

Hoje é o Dia da Criança, no Brasil. Oficialmente é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.
No Brasil, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o dia das crianças. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada no Brasil. No resto do mundo continua como 20 de novembro.

Outro exemplo é o Dia dos namorados. No Brasil é no dia 12 de junho da uma ideia do comerciante João Dória, quando no mundo é no 14 fevereiro (no Brasil seria quase em coincidência com o carnaval).

Até Natal, data cheia de cultura e tradição mas escolhida ainda estrategicamente da um homem (imperador Constantino), esta cada ano mais longe da seu lado espiritual, pra me.

Esse tipo de marketing para o consumo sem uma raiz cultural, não acho interessante.
Acho longe do conceito de marketing 3.0.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s