“A simplicidade é o último grau de sofisticação” escreveu Leonardo da Vinci. Nos negócios, a simplicidade é que o cliente gosta. Seja porque se passa a idéia de um produto inteligente, simples no uso, seja para a idéia de Leonardo, de produto sofisticado.
Lendo um texto interessante do site Administradores.com.br com titulo “Sustentabilidade é o negócio do futuro”, afirmo que simplicidade e sustentável são as 2 maiores diretrizes de uma empresa moderna, as diretrizes do meu aprofundar o marketing.
Mas na pratica, qual são as marcas mais simples do 2012?
Temos uma lista da Agencia de branding Siegel+Gale, com marcas de nível mundial.
Posição | Marca “simples” |
1 | |
2 | Mc Donald’s |
3 | Ikea |
4 | C&A |
5 | Apple |
6 | Pizza Hut |
7 | Nokia |
8 | Yahoo |
9 | Carefour |
10 | ALDI |
E para o sustentável?
O blog Vidacriativa relata as 10 marcas mais sustentaveis, incluindo marcas Brasileiras. No primeiros lugares: Natura, Itau, Google…
Outro site (info.april) foca mais no nível global/mundial com diferentes resultados.
Posição | Marca “sustentável” |
1 | Toyota |
2 | Johnson & Johnson |
3 | Honda |
4 | Volkswagen |
5 | HP |
6 | Panasonic |
7 | Dell |
8 | Siemens |
9 | Danone |
10 | BMW |
Interessante cruzar os resultados dos rankings das marcas “sustentável” e “simples”, descobrir grandes ausentes como Fiat, Heineken, Motorola…