Como medir a riqueza


Até agora a área economica é o fator mais significativo no avanço da historia humana. Por forças econômicas foram feitas guerras,uniões familiares estratégicas, prosperarem civilizações e culturas.

Por isso ganhou importância o medir um pais no seu perfil econômico, com o índice PIB: produto interno bruto.

Robert_KennedyNo ano de 1968 o senador americano Bob Kennedy foi um dos primeiros, em um famoso discurso na universidade do Kansas, que criticou o uso do PIB para medir a riqueza de uma nação. O cálculo do PIB inclui a produção de armas e de objetos inútiles da publicidade; não inclui a poluição, a qualidade da educação, os divórcios.

Portanto, no Brasil, a Fundação Getulio Vargas está pensando em dar menos importância ao PIB e medir de uma nova maneira, com inspiração no Butão, pequeno estado entres as montanhas da Himalaya. Lá se mede o FIB: felicidade interna bruta.
Esse índice é parecido com com aquele das Nações Unidas, do desenvolvimento humano (IDH). Mas o FIB do Butão há algo mais, ele mede 9 fatores: o bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.

Quero fechar com duas perguntas.
1) O Brasil é o sexto no PIB mundial, mas octogésimo quarto no índice de desenvolvimento humano. Como será naquele de felicidade bruta mundial?
Não estou muito confiante que estaria nas primeiras dez posições, embora do ponto de vista de uma organização ecológica britânica, com seu “Happy Planet index”, o gigante sul-americano está no nono lugar, no ano 2009. Em Fortaleza foi discutido do assunto…

2) Levando em conta que Políticas Publicas/Governo estão se aproximando à natureza da empresa privada: a empresa privada esta também se preparando para medir a sua riqueza com um indice de felicidade? Eu acho que P.Kotler ou a Coca-Cola responderiam que sim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s